quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Nada melhor

O SENHORIO DE JESUS:

JESUS É O SENHOR DO SÁBADO:

MATEUS: 12. 1-8.

ANTES DE LERMOS O TEXTO:

 ALGUMAS PERGUNTAS:
1ª: O que teria acontecido se ao invés de Adão ter se escondido de Deus, depois de transgredir Sua ordem, ele tivesse ido correndo, direto para Deus e contado o que tinha acabado de fazer? Será que Deus teria perdoado?
2ª: E se Deus tivesse perdoado, será que estaríamos aqui hoje na condição de pecadores?
3ª: Isso que nos aconteceu, foi bom ou ruim?
4ª: Teríamos tido a chance de conhecer a maravilhosa GRAÇA DE JESUS?
5ª: Qual a “grande fama” de Pedro, discípulo de Jesus?
6ª: Qual a “grande fama” de João, discípulo de Jesus?
7ª: Qual a “grande fama” de Tomé, discípulo de Jesus?

"JESUS ATÉ DO SÁBADO É SENHOR.”

        Mateus: 12. 1-8. _ “Naquele tempo, passou Jesus pelas searas, EM UM SÁBADO;  e os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas e a comer. E os fariseus, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer num sábado. Ele porém lhes disse:  Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus e comeu os pães da preposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que ESTÁ AQUI QUEM É MAIOR DO QUE O TEMPLO. Mas se vós soubésseis o que significa: MISERICÓRDIA QUERO E NÃO SACRIFÍCIO, NÃO CONDENARIEIS OS INOCENTES. PORQUE O FiLHO DO HOMEM  ATÉ DO SÁBADO É SENHOR.”

ANALISANDO O TEXTO.

 
          “Naquele tempo, passou Jesus pelas searas.”  Em primeiro lugar devemos nos perguntar: Onde seriam as searas por onde Jesus passou? Em Mateus: 9. 35-37, ou seja 3 capítulos antes, veremos que Jesus PERCORRIA todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e justamente quando o vemos fazer isso é que vamos encontrar Ele olhando para a multidão e sentindo grande compaixão por constatar que andavam desgarrados e errantes como ovelhas que não tem pastor; e vemos também que é quando o encontramos dizendo: A seara é REALMENTE GRANDE mas poucos os ceifeiros; e, não obstante, Ele instrui pra que roguemos ao Senhor DA SEARA para que mande ceifeiros PARA A SUA SEARA,e, logo em seguida, já no capítulo 10, o vemos enviar os doze  A SUA MISSÃO.

TODAS AS SEARAS!

         Então, poderemos concluir, que neste texto, as searas pela qual Jesus passou, eram na verdade, as sinagogas, ou templos em que já havia ensinado e constatado que as multidões, ainda careciam de compaixão, porque ainda andavam desgarrados e errantes como ovelhas sem pastor. Mais interessante ainda e que nos dá mais esta certeza sobre quais searas ele estava passando, é que foram os fariseus que viram os discípulos comerem as espigas, foram os fariseus que, vieram cobrar o desrespeito a lei , pois fariseus eram os doutores da lei, eram eles “os pastores dos templos da época, ERAM ELES QUE APLICAVAM OS ENSINAMENTOS DAS LEIS DE DEUS, A LEI MOSAICA.” E justamente eles, não entenderam que os discípulos sentiam fome, eles os doutores da lei e das sinagogas, não sentiram a mesma compaixão que Jesus havia sentido, eles olharam para a lei de maneira apenas racional, não com os olhos da compaixão e compreensão.
         

PORQUE NÃO NO SÁBADO?

          Em um Sábado:  Vejamos que o Sábado, pela lei, era um dia estipulado PARA DEUS, um dia a ser resguardado, voltado apenas para DEUS, onde nada se podia fazer voltado para a carne, para o homem. Mas o Sábado, na verdade deveria e deve, ser visto não como um dia específico da semana, mas como um tempo resguardado para Deus, e, se olharmos por este prisma, perceberemos que os discípulos, sentiram fome exatamente no momento em que seus olhos deveriam estar voltados apenas para o que era de Deus, mas justamente neste momento, a carne, ou o homem natural, humano, sente fome, não uma fome espiritual, da palavra de Deus, mas uma fome física mesmo, ou seja, uma necessidade humana, de saciar algo que os tirava do foco de se voltarem para   a dedicação total e plena à Deus. Justamente no momento em que, para os olhos legalistas deveriam estar focados apenas em Deus.
...E os seus discípulos, tendo fome, começaram a colher espigas e a comer.
Podemos observar, que cabe aqui a pergunta: os discípulos sentiram fome porque viram as espigas prontas para serem colhidas,e lembraram do estomago? Ou melhor: Ao se depararem com as espigas, eles “juntaram a fome com a vontade de comer?”

FOME OU VONTADE DE COMER?

        A colocação da pergunta aqui é seguinte: As searas, são as várias partes do mundo, onde mesmo havendo templos e os doutores dos templos, fazem parte do mundo físico, humano, carne, e independente do momento em que deveríamos nos encontrar, as tentações de nossas fraquezas humanas, estarão sempre a nossa frente e prontas a serem saciadas, e estaremos em um pecado vergonhoso e digno de cobrança se nesse momento sentirmos fome, colhermos as espigas e comermos?
       Os legalistas, ou doutores dos templos, ou ainda, os que se julgam serem doutores da lei e não o são de fato; certamente dirão que sim, como fizeram os fariseus. Entrarão sem piedade, imputando a lei, cobrando se possível diante dos homens nossos pecados, expondo nossas falhas, e assim como os fariseus; pouco se darão, se Jesus vem adiante de nós, se estamos andando com Ele, se somos Dele. Pior! Assim como os fariseus, cobrarão do próprio Jesus, dizendo: Não está vendo o que seu discípulo está fazendo não?  Cobra dele Jesus! Olha Jesus, isto não está certo, não vai fazer nada?  Ah! Então Jesus, não me leve a mal, mas este não é seu discípulo, se não o Senhor já teria feito alguma coisa, já teria corrigido.
       Meus queridos, quantas vezes vivemos essa situação? De reconhecermos em nós, uma fraqueza, seja ela qual for, cada um tem a sua; e quando sucumbimos a fraqueza, sempre nos deparamos com algum doutor do templo, a nos imputar nossa vergonha?

_ “ESTÁ AQUI QUEM É MAIOR QUE O TEMPLO”.

       Mas vejamos o que O PRÓPRIO JESUS NOS DIZ:
  _“Não tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e os que com ele estavam? Como entrou na Casa de Deus e comeu os pães da preposição, que não lhe era lícito comer, nem aos que com ele estavam, mas só aos sacerdotes? Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo que ESTÁ AQUI QUEM É MAIOR DO QUE O TEMPLO.”
       Na verdade, o que Jesus está dizendo é o seguinte:
       _ Vocês legalistas e doutores do templo, só leem o que lhes interessam nas Escrituras, ou seja na Bíblia, pois quando se trata de alguém que vocês consideram “de importância”, “grande”, “um Davi”; ou quando se trata de um de vocês, “os sacerdotes do templo”; fazem “vista grossa”, independente de qual seja a violação; e ainda dizem: _ Ah! Mas “ é Davi né?” ou  _ Ah! Mas é “sacerdote né”? Mas onde nas Escrituras, ou seja na Bíblia, está escrito que “Estes podem”? E quem os ordenou a fazerem vista grossa?
       Vamos observar, que no texto, nada tinha sido dito até aqui sobre TEMPLO, mas justamente nesta parte; Jesus diz: _ “ESTÁ AQUI QUEM É MAIOR QUE O TEMPLO”.  Para deixar bem CLARO o que nós acabamos de analisar até aqui, ou seja; de quais searas o texto se refere, de qual a fome sentida, de qual espigas foram colhidas e comidas.

MISERICÓRDIA QUERO E NÃO SACRIFÍCIO:

    Olhemos agora como o texto termina; com Jesus dizendo:
  _ “Mas se vós soubésseis o que significa: MISERICÓRDIA QUERO E NÃO SACRIFÍCIO, NÃO CONDENARIEIS OS INOCENTES. PORQUE O FiLHO DO HOMEM  ATÉ DO SÁBADO É SENHOR.”

       Ele, confirma o ensinamento que acabamos de receber, justamente com o que vimos no começo,  os doutores da lei e das sinagogas, ou os legalistas e “ doutores do templo”, não sentirem a mesma compaixão que Jesus havia sentido, e, ainda sente, eles olham para a bíblia de maneira apenas racional, não com os olhos da compaixão e compreensão. Vejamos que além Dele cobrar misericórdia, Ele ainda é bem claro sobre a cobrança: NÃO CONDENARIEIS OS INOCENTES.
          Pois foi exatamente por isso que jesus se fez homem,  “O FiLHO DO HOMEM”, para nos redimir de nossos pecados e nos tornar inocentes diante de Deus; e, se somos inocentes diante de Deus, quem nos pode cobrar?
  
          Vejamos agora, Jesus dizer: _ “ ATÉ DO SÁBADO É SENHOR.”
       ELE É O ÚNICO SENHOR SOBRE TODAS AS COISAS, ATÉ DO SÁBADO!

VEJAMOS COMO O ÚNICO SENHOR LIDA COM NOSSAS FALHAS:

                 João: 16.33b. _ ...No mundo tereis aflições, mas tende bom animo, eu venci o mundo.
1°: Entendendo, reconhecendo nossas aflições diante de nossas mazelas e falhas.
2°: Sem cobranças, ou exigências, mas com encorajamento ao bom animo.
3°: colocando-se como O VENCEDOR. Não nos manda vencer por nós mesmos, ou sozinhos, por resistência ou esforço próprio, ou com "atitudes de um cristão".

CONFIRMAÇÕES DE SENHORIO:

     
       Mateus: 3. 16-17. _ “ E, sendo Jesus batizado, saiu logo da água, e eis que se lhe abriram os céus, e viu o ESPÍRITO DE DEUS descendo como uma pomba e vindo sobre Ele. E eis que uma voz dos céus dizia: Este é o meu filho amado, em quem me comprazo.
          Mateus: 16. 15 17. _ “ Disse-lhes Ele: E vós quem dizeis que eu sou? Simão Pedro, respondendo, disse: TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO.  E Jesus, respondendo disse-lhe: Bem aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi a carne quem to revelou, MAS MEU PAI, que estás nos céus.

A SOLUÇÃO VINDA DE JESUS:

   
       João: 1. 29. _ “ No dia seguinte, joão viu a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o CORDEIRO DE DEUS, QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.”

          Lucas: 5. 32. _ “Eu não vim chamar os justos, mas SIM OS PECADORES, AO ARREPENDIMENTO

APLICAÇÃO NA PRÁTICA:

   Bem meus queridos; chegando nossa compreensão até aqui, poderemos agora, olharmos de novo para as nossas espigas, o que nos leva a “sentir fome”, e “comer” o que não devemos. Sejam essas espigas o que forem; bebida, fumo, luxúria, inveja, sentimentos torpes, fofoca, vingança, homossexualidade, enfim; sejam o que forem essas espigas, que por vezes se colocam diante de nós, e sem conseguirmos resistir, sucumbamos; não devemos nos desesperar, nem nos envergonhar e tentar nos esconder, ou nos deixarmos ser acusados.
 Pois se sabemos em nosso íntimo que somos de Jesus e dentro de nós tivermos esta convicção; então devemos “comer nossas espigas” DIANTE DELE!

O QUE SIGNIFA ISSO: COMER AS EPIGAS DIANTE DELE?

           Significa que não devemos tentar nos esconder diante Dele, como tentou fazer Adão; (mas lembrando que até com Adão, Deus foi misericordioso e maravilhoso).               
          Então; ao contrário, devemos admitir diante Dele, E APENAS DELE, a “fome” que sentimos em nossa carne, em nossa humanidade. E; se realmente precisamos “comer”; então que Ele veja, pois só assim, estaremos aptos a receber perdão e não condenação, receber misericórdia e compaixão e não condenação. Pois Ele vê, Ele sabe, e quando Ele quiser agir; agirá. POIS ELE É O SENHOR SOBRE TODAS COISAS,  Senhor de nossas vidas, Senhor dos nossos arrependimentos, Senhor  sobre a nossa fome e Senhor “ATÉ”; DO COMO, QUANDO, ONDE E PORQUE.

LEMBRANDO AS PERGUNTAS FEITAS ANTES DA LEITURA DO TEXTO:

         Vejamos rapidamente João: 11. 16.Encontraremos ali um pequeno detalhe muito interessante que fará muita diferença para nos dar a certeza necessária, em não nos preocuparmos com a “nossa fama” de “errados”.

          João: 11. 16.  Disse, pois, Tomé, chamado Dídimo, aos condiscípulos: Vamos nós também, para morrermos com Ele.
       Vemos que o texto menciona Tomé; aquele mesmo Tomé que é conhecido, ou recebeu “a fama”, por sua incredulidade, mas este versículo  dá a ele um voto de confiança: "Disse, pois, Tomé... aos seus condiscípulos: Vamos nós também para morrermos com ele". Tomé amava o Senhor ao ponto de estar disposto a morrer com ele, e o Espírito Santo fez questão de registrar isto nas páginas sagradas. Vejamos que apesar das “famas positivas” de Pedro e de João, quem aparece propondo morrer por Jesus, foi o discípulo com “fama negativa”; a de incrédulo.
        Isto significa que O Senhor conhece nossas fraquezas, mas não deixa de reconhecer que o amamos. Ele não busca por super-homens e super-mulheres,perfeitos e imaculados, mas por seres humanos iguais a você e a mim, com falhas, dúvidas e temores. Porém o amor lança fora o temor. Vivemos confiantes quando entendemos o quanto Deus nos ama. Mas o quanto Deus nos ama?

        A resposta é simples: a medida do amor de alguém está no valor daquilo que essa pessoa está disposta a dar como prova desse amor. "Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito". Esta é a medida do amor de Deus por mim e por você. Se você tem um filho, certamente iria preferir morrer a entregá-lo à morte. "Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores".

     

SEM OLHAR PARA OS FARISEUS:

       Não nos deixemos sucumbir pelos “fariseus”, não nos preocupemos com eles, não nos preocupemos com “a nossa fama”, não  nos preocupemos com nada; pois assim como o Espírito Santo fez com Tomé, ou seja, fez questão de deixar registrado seu ato de demonstração de fidelidade e amor a Jesus,  ESTE MESMO ESPÍRITO SANTO, fará o mesmo por nós, no momento oportuno, deixará registrado a nossa fidelidade e amor por Jesus. Aqueles fariseus que “fingem” conhecer a bíblia, talvez só conheçam “a fama” de Tomé, mas aqueles que amam verdadeiramente a palavra de Deus e a busca, sabe a verdade sobre Tomé; da mesma forma se dá conosco. Portanto meus queridos; quando ouvirmos alguns “fariseus” nos dizer: _ “A mais olha aí na bíblia, todo pecado tem consequência grave, até hoje”. Lembremos apenas; DA MARAVILHOSA GRAÇA DE JESUS, entreguemos tudo a Ele, pois afinal nós já nos arrependemos e nos entregamos a Ele, então agora Só Ele é o Nosso Senhor, e detêm o controle sobre nós, não é mesmo?

          JESUS É MESMO O SENHOR DA SUA VIDA?