quarta-feira, 6 de outubro de 2010

QUEM É O JOVEM PRÍNCIPE RICO?

                O JOVEM RICO:

      Lucas: 18. 18-30. E perguntou-lhe um certo príncipe, dizendo: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna?  Jesus lhe disse: Porque me chamas bom? Ninguém há bom, se não um que é Deus.
       Sabes os mandamentos: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, honra a teu pai e a tua mãe. E disse-lhe: Todas essas coisas  tenho observado desde a minha mocidade.  E quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: VENDE tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois; vem e segue-me.
      Mas ouvindo ele isso, ficou muito triste, porque era muito rico. E, vendo Jesus que ele ficara muito triste, disse: Quão dificilmente entrarão no Reino de Deus os que tem riquezas! Porque é mais fácil entrar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.
      E os que ouviram isso disseram: Logo, quem pode salvar-se? Mas Ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus.
       E Pedro disse: Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. E Ele lhes disse: na  Verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou pais, ou irmãos, ou mulher, ou filhos, pelo Reino de Deus e não haja de receber muito mais neste mundo e, na idade vindoura, a vida eterna.

VENDENDO O QUE TEM:

        Lucas: 19. 22. _ E quando Jesus ouviu isso, disse-lhe: Ainda te falta uma coisa: VENDE tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres e terás um tesouro no céu; depois; vem e segue-me.

        É interessante perceber que Jesus começa a falar já com uma observação; ainda. Mesmo nos parecendo satisfatório nosso proceder diante de jesus, ainda nos falta algo. Meus queridos a verdade é que é mesmo assim, se atentarmos verdadeiramente para nossa caminhada diante de Jesus, sempre existirá diante de nós a Sua observação de ...AINDA. Porque mesmo remidos de nossos pecados, lavados e perdoados, ainda assim, continuamos humanos e por isso mesmo presos a nossas limitações de imperfeição, não somos e nunca seremos perfeitos diante de Jesus e; isso torna mais maravilhosa a Sua Graça para conosco.
      Ainda te falta uma coisa... E sempre faltará, mas para nós A Graça de Jesus nos basta.
      Aqui neste versículo, a situação é a respeito de um jovem rico, ou melhor um príncipe; então vamos avaliar melhor o que isso quer dizer: Além de abastado, com muitas riquezas, tinha também nobreza no sangue e no trato, refinamento na educação, na cultura e nos princípios comportamentais e sociais, mas mesmo com tudo isso; ficou claro não ser suficiente, isso sem precisar falar sobre a sua religiosidade, sua visão e postura em relação a Deus.
     Percebendo isso, fica mais claro o que Jesus realmente está dizendo, quando Ele instrui ao jovem para vender  tudo o que tem ao invés de simplesmente o instruir a dar; afinal não seria mais fácil e rápido dar do que vender? E que diferença isso tem, já que em outras ocasiões é exatamente isso que é ensinado, a dar?

DIFERENÇA ENTRE VENDER E DAR:

    Quando pensamos em vender algo, logo pensamos em pesquisar preço de mercado, avaliar a mercadoria, buscar a melhor oferta, estudar custo benefício, enfim; tomamos algumas atitudes em relação ao nosso intento para não termos prejuízo, mas obtermos lucro satisfatório, ao passo que geralmente ocorre exatamente o inverso quando pensamos em dar alguma coisa. Ao pensarmos em dar algo, geralmente nosso pensamento é de que aquele algo não nos fará falta portanto não teremos prejuízo; em raríssimas exceções damos algo que temos verdadeiro apreço e, quando essa exceção ocorre geralmente sentimos uma ponta    de tristeza devido ao apego; geralmente doamos o que não consideramos de valor ou o que consideramos sobra. Portanto existe uma diferença gritante entre vender e dar algo, ao vendermos temos a nítida ideia de valor real, ao passo que ao darmos geralmente consideramos a ideia de valor irrisório.
      Em nossa vida espiritual também nos comportamos assim na maioria da vezes; geralmente o que damos de nosso tempo, nossa atenção, nossa dedicação, etc; são sobras ou de pouco valor, dificilmente paramos para avaliar quais são os nossos verdadeiros valores, nossos dons e talentos mais preciosos que precisam ser investidos no Reino de Deus. Quando acontece de termos algum dom ou talento que consideramos valiosos e o colocamos a disposição do Reino, infelizmente na maioria das vezes, o fazemos visando reconhecimento em prol de nossa própria vaidade; quantos não oferecem louvor, para terem reconhecido seu potencial de voz ou de bom musico? Ou oferecem a palavra para terem o reconhecimento de sua oratória? Mas isso não seria o vender? O reconhecimento não seria a paga?
      Sim! Seria, mas vamos nos lembrar de que estamos entendendo um versículo em que Jesus instrui não só a vender, ou seja; depois da instrução de vender, vem a instrução de então dar . Vamos entender isso melhor?
       Jesus está instruindo a conhecer o verdadeiro valor de cada dom ou talento, sem nos dedicarmos a sobras ou a poucos valores, mas nos atermos no que realmente reconhecemos como valioso em nós, nos certificarmos de quão importante isso é e assim, investirmos no Reino.
        O investimento no Reino de Deus, é preciso ser do que temos de conscientemente caro para nós, do que realmente valorizamos em nós, mas deve vir seguido de um desapego de vaidades e de espera de reconhecimentos, deve ser doado como algo de pouquíssimo valor, sem alardes, sem nada, absolutamente nada em troca.
 

QUANTAS DAS VEZES NÃO SOMOS ESTE JOVEM PRÍNCIPE RICO?

     Quantas vezes nos sentimos bem, confortáveis, sem que nos falte bençãos e provisões de Deus; mesmo diante das adversidades da vida,  nos sentimos amparados e satisfeitos por sermos de Deus e Tê-lo por Pai. Abençoados com família, amigos, educação, trabalho, cultura, meio social participativo, tal qual o jovem príncipe rico do versículo?
      Mas Jesus ao falar com aquele jovem, já sabia que aqui neste século, nesta nossa vida moderna, também por vezes nos sentimos como aquele jovem príncipe rico; portanto foi para todos que Ele falou; para aquele jovem e para nós também; portanto a Sua instrução foi para todos nós, assim como as confirmações dessa instrução.

ENTENDENDO TUDO ISSO:

     Jesus diz: _ “VENDE tudo quanto tens, reparte-o pelos pobres”...
     Jesus está dizendo: _  ( VENDE) “ Avalie e reconheça o valor de cada dom ou talento que você tem, perceba quanto cada um é realmente importante para você dentro de sua vida diária, como você reconhece e admira isso em você”... _  ( Tudo quanto tens) “Tudo deve ser examinado de valoroso em você, nada pode ficar de lado, pois quando digo TUDO, estou querendo dizer TUDO, sem deixar escapar nada e nem nenhuma avaliação”... (Reparte-o) _ “ Então doe conscientemente sem nada esperar em troca, sem desejar reconhecimento, não foque em uma só direção, mas divida, distribua por várias direções”... ( Pelos pobres) _ “ Por onde houver necessidade, por onde precisar”.

            ENTENDA QUE TUDO O QUE VOCÊ TEM LHE SERÁ COBRADO:

VEJAMOS AS CONFIRMAÇÕES:

                           
      Mateus: 25. 14 – 30. Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes bens, e a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade , e ausentou-se logo para longe. E tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles e granjeou outros cinco talentos.
      Da mesma sorte, o que recebera dois granjeou também outros dois. Mas o que recebera um foi, e cavou na terra, e escondeu o dinheiro do seu senhor. E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.
      Então, aproximou-se o que recebera cinco talentos e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos, eis aqui outros cinco talentos que ganhei com eles. E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
      E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles ganhei outros outros dois talentos Disse-lhe o seu senhor: Bem está,  bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.
      Mas, chegando também o que recebera um talento disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajunta onde não espalhaste; e, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.
       Respondendo, porém o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabes que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei; devias então, ter dado o meu dinheiro aos banqueiros, e, quando eu viesse, receberia o que é meu com juros.
       Tirai-lhe, pois, o talento e dai-o a quem ao que tem dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado e terá em abundância; mas ao que não tiver, até o que tem ser-lhe-á tirado. Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.


         Lucas: 12. 48b. E a qualquer que muito for dado, muito se lhe pedirá, a ao que muito se lhe confiou, muito mais se lhe pedirá.

REFLETINDO A RESPEITO:

       Podemos ver nestas duas passagens, não só a confirmação clara do que acabamos de entender sobre sermos nós também, este JOVEM PRÍNCIPE RICO e de como devemos nos posicionar com relação ao que possuímos; mas também  de como seremos cobrados pelo que possuímos.
       Jesus, nestas duas passagens, deixa muito claro, não só o fato de termos dons e talentos, como também, a nossa responsabilidade de cuidarmos, reconhecermos e valorizarmos ao ponto de , se possível, dobrarmos o que nos foi dado, além de enfatizar  a cobrança que nos virá por esses dons e talentos; por isso a instrução clara e necessária a NÓS JOVENS PRÍNCIPES RICOS.
          Vejamos agora, que na integra dessa conversa, que lemos logo no início, Lucas: 18. 18-30; só depois de Jesus ter dito a respeito de vender e repartir, é que Ele diz: _ “Depois; vem e segue-me.” Pois  só depois de entendermos e praticarmos essa instrução estamos verdadeiramente aptos a seguir a Jesus.

          VOCÊ ESTÁ APTO A ACEITAR A ESTE CONVITE? “Vem e segue-me.”