quinta-feira, 21 de julho de 2011

TEXTO:


João 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.


**João 3:16 Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
João 3:17 Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.
João 3:18 Quem crê nele não é julgado; mas quem não crê, já está julgado; porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
João 3:19 E o julgamento é este: A luz veio ao mundo, e os homens amaram antes as trevas que a luz, porque as suas obras eram más.
João 3:20 Porque todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
João 3:21 Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que seja manifesto que as suas obras são feitas em Deus.

ANALISANDO O TEXTO:


Vejamos então o que diz o próprio Jesus:

- 16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Como pode Deus enviar seu próprio Filho, Cristo, para morrer por nós, e como Jesus concordou em fazer tal coisa? "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai". (João 1:14). Eu já me fiz essa pergunta muitas vezes, e você? Não há como interrogarmos a Deus e nem devemos proceder assim, mas conseguimos encontrar resposta para todas as nossas indagações, até mesmo para esta pergunta. E onde podemos buscar pelas respostas? Basta ouvir no versículo 16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito". As palavras de Jesus aqui, não só responde parte da nossa pergunta, mas também nos dá margem para analisarmos mais a fundo os sentimentos de Deus, não completamente, pois jamais conseguiremos tal feito, mas, pelo menos, o que Deus nos deixou aparente. E quanto ao restante da nossa questão: Por que Jesus concordou com Deus? Esta resposta é simples e vamos esclarecê-la também através de Jesus , que disse: "Eu e o Pai somos um". (João 10:30).
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". (João 1:1). "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida". (I João 1:1). E mais uma prova de que Jesus é Deus. "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...". (Gênesis 1:26). Com quem Deus estaria usando a palavra "façamos o homem" no plural, senão com Cristo? Mesmo com estas explicações, necessário é que se faça ainda uma outra colocação: Mesmo sendo Jesus o Deus verdadeiro, e tendo tomado a forma de homem e vindo ao mundo através de Maria, em carne e ossos como nos conhecemos, Jesus se manteve em amor e justiça e em tudo obedeceu ao Pai, até a chega de Sua morte na terra.

Vamos analisar agora o significado: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito...". Primeiro precisamos entender que jamais fizemos qualquer coisa para merecer o amor de Deus.
O Senhor, certamente é tão Grandioso e Sublime que nos amou primeiro, mesmo sendo nós ainda pecadores e sequer merecermos o seu amor. "Nós amamos, porque ele nos amou primeiro". (I João 4:19). As palavras de João aqui são para aqueles já convertidos ao Senhor Jesus, aqueles que já O aprenderam amar. Por que isso? Ora, porque todos nós, pecadores como somos, convertidos ou não, já temos dentro de nós um prazer imenso pelo pecado, e, só com o Espírito Santo de Deus é que conseguimos resisti-los e abandoná-los.

Nesse versículo em particular é que conseguimos enxergar o verdadeiro amor de Deus. Por que? Justamente pelo sublime ato de dar Seu Único Filho para morrer por nós na cruz. Você, daria um filho seu, ainda que não fosse o único para morrer por um inimigo seu? Vou melhorar a pergunta: Você daria um filho seu para morrer pelo seu melhor amigo? Certamente que nem você nem eu temos um amor desses para demonstrar por quem quer que seja e menos ainda por um inimigo como éramos de Deus. Nós não conseguimos tal
capacidade de amar. O amor de Deus foi: "... de tal maneira...", ou seja, o amor demonstrado por Deus por nós foi um amor sem medidas, um amor grandioso, um amor incomensurável. Deus nos amor um com amor tão grande que não temos capacidade de compreender.

E quem foi que Deus amou "... de tal maneira..."? Esta é uma das grandes confusões que fazem com a Palavra de Deus, onde os mais simples e retos de coração conseguem facilmente entender. "Deus amou o mundo...".
Esta é a resposta, mas ainda surge uma pergunta: Quem é o "... mundo..."? Ora, o mundo, não é essa imensa "bola" que vemos através dos grandes telescópios dos cientistas, ou o globo terrestre que vemos nos livros, "... o mundo..." é você, sou eu, seu filho (a), Pedro, João, a Roberta, o da Silva, o Fernando, a Rute, o Raimundo, a Maria mãe de Jesus. O mundo somos nós seres humanos pecadores. Deus nos amou a cada um em particular. Sei que não devemos acrescentar nem tirar nada da Palavra de Deus, mas como ilustração vamos fazer uma substituição como um sinônimo apenas: "Deus amou o (Daniel, Você, Ester, Maria, José, Eu a Priscila, a todos) de tal maneira...". Consegue compreender?

O VALOR QUE VOCÊ TEM!


O VALOR QUE VOCÊ TEM!
Você consegue dimensionar o tamanho desse amor? Pois é; esse imenso amor é para você, é seu, ninguém mais pode te oferecer um amor tão verdadeiro e profundo.
Quantas vezes você parou para pensar que alguém foi capaz de sofrer tanto, se entregar tanto para você ao ponto de morrer sem hesitar?
E  quantas vezes você realmente reconheceu esse sacrifício, ao ponto de demonstrar esse reconhecimento em sua vida?
Quantas vezes você foi capaz de viver cada dia demonstrando que recebeu um amor nestas proporções?
Ou será que você passa os seus dias olhando para os seus próprios problemas e supervalorizando  sua dificuldades?
Será que você adota a postura de “vítima das circunstâncias”, se fragilizando com os percalços a ponto de achar que  sua vida não vale a pena?
Será que você não consegue perceber que é tão valoroso a ponto de ter custado o sacrifício de uma morte na cruz?
Alguém tão  especial, tão lindo, tão puro, tão nobre, tão excelente, morreu por você e é esse o valor que você dá? Desprezando esse feito maravilhoso e único, para se deixar viver em menosprezo?

Vamos então analisar a segunda parte do versículo 16 – "... para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Mas, como Deus é amor em abundância, também é um Deus de justiça. Nosso Deus é equilibrado nem mais nem menos, então vamos notar que Ele enviou Seu Filho, mas temos que acreditar nisso, senão pereceremos. O que quer dizer isso? Quer dizer que aquele que sabe, ou ouviu dizer que Deus o amou e pelo livre arbítrio o deixa fazer sua escolha acreditar ou não em Jesus. Aquele que acredita recebe de Deus o perdão por todos os seus pecados cometidos e a promessa de "vida eterna", por outro lado, aquele que não acredita em Cristo receberá a morte eterna, ou seja, a "perdição eterna", que significa separação eterna de Deus.

NÃO PERECER E VIDA ETERNA!


Vamos prestar mais atenção ao que Jesus está dizendo, vamos pensar mais profundamente sobre não perecer...não deteriorar, não estragar...em primeira análise sempre entendemos como não morrer, mas na verdade é bem mais profundo, morrer todos nós vamos, tendo ou não uma vida boa, mas e durante a vida, o que fazemos como o nosso dom mais precioso, que é o dom de viver? Estamos deixando nossa vida se deteriorar? Estamos estragando o nosso viver? E porquê? Para quê?
Veja que Jesus, ao falar não pereça, ele realça o dom da vida e não fala em morte usando a conjunção adversativa MAS, seguida da palavra TENHA,...Mas tenha a vida eterna.
Se Jesus estivesse falando de morte, ou depois da morte, ele falaria algo mais ou menos assim: _ “Não perca a sua alma”, “não passe pela morte espiritual”...                                                                Ou algo assim: _ Receberá o “direito a vida eterna”.
Não, ele realmente não estava falando sobre isso;  se analisarmos melhor o contexto, perceberemos que o que ele estava oferecendo era algo bem mais abrangente e imediato, ele não estava oferecendo uma espera  por algo futuro, uma luz no fim do túnel, a proposta oferecida é no tempo presente, algo mais ou menos assim: _ Não deteriore a sua vida, ao contrário, TENHA ( E NÃO: TERÁ), agora mesmo a vida eterna.
Você agora pode estar  perguntando: Como assim; a vida eterna agora? Então vou te fazer uma pergunta:  O quê você entende por vida eterna?
O conceito de vida para sempre e muito vago, pense em viver para  sempre e tente imaginar o que você fará com uma vida que dura mais que um bilhão de anos. Pense em como você viverá por todo esse tempo. Imaginou? Conseguiu idealizar sua vida eterna?
Na verdade, vida é eterna é muito mais que um conceito de longevidade, quer dizer QUALIDADE DE VIDA EM PLENITUDE.

VIDA EM ABUNDÂNCIA!


Jesus veio para que todos os homens tenham vida, e não somente isto, mas vida em abundância. A palavra vida pode ser entendida de duas formas: a primeira refere-se  simplesmente a estar vivo; a segunda é a qualidade da vida que se tem. Quando Jesus proferiu estas palavras, estava se referindo às duas coisas. Jesus esclarece isso melhor mais adiante, em João 10:10: _  O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 

Primeiro nos ofereceu a vida no sentido de não sofrer mais a condenação eterna; e logo em seguida nos oferece uma vida em abundância, ou seja, uma qualidade de vida abundante, que é o desfrute da pessoa de Deus, algo que não tínhamos antes. Somente a vida abundante é para a eternidade e a vida em abundancia é para o presente momento. Podemos desfrutar de Deus imediatamente, pois a vida em abundância está a nossa disposição.