domingo, 18 de dezembro de 2011

QUANDO NOS TORNAMOS A VIRGEM MARIA:


O nascimento de Jesus anunciado a Maria
LUCAS: 1. 26-35
26 Ora, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
27 a uma virgem desposada com um varão cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
28 E, entrando o anjo onde ela estava disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo.
29 Ela, porém, ao ouvir estas palavras, turbou-se muito e pôs-se a pensar que saudação seria essa.
30 Disse-lhe então o anjo: Não temas, Maria; pois achaste graça diante de Deus.
31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, ao qual porás o nome de Jesus.
32 Este será grande e será chamado filho do Altíssimo; o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi seu pai;
33 e reinará eternamente sobre a casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
34 Então Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, uma vez que não conheço varão?
35 Respondeu-lhe o anjo: Virá sobre ti o Espírito Santo, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso o que há de nascer será chamado santo, Filho de Deus.



“IMPOSSÍVEL!”, diriam muitos dos que não são cristãos ao saberem da história sobre o nascimento de Jesus. Acham que não é científico crer que uma virgem poderia conceber e dar à luz um filho sem a ajuda dum pai humano. O que você acha disso?

Parece tão impossível imaginarmos estar no lugar da virgem Maria, receber de um anjo a BOA NOVA, que esperamos um fruto do ESPÌRITO SANTO; que não fomos tocados por nenhum homem, mas mesmo assim estamos gerando dentro de nós um fruto milagroso vindo diretamente de Deus.
MAS não seria exatamente isto o que acontece a cada um de nós?
Primeiro sentimos algo especial, diferente, um belo dia, sem que imaginemos, sentimos como se “algo” nos falasse intimamente que estamos prontos para vivenciar uma mudança profunda e radical dentro de nós, quem sabe este sentimento não seja um anjo a nos preparar?
Depois, sem que possamos explicar “racionalmente” o por quê, sentimos o toque do Espírito Santo a nos falar, através do íntimo de nossos corações, que a semente divina já foi plantado em nós e que seu nome é JESUS.
Esta sementinha causa estranheza a quem temos de mais caro ao nosso lado, assim como aconteceu com José, que na história representa a figura humana, que a princípio não entende, tende a quere “fugir” sorrateiramente desta “novidade”, mas, que também tocado pelo anjo, continua ao nosso lado, até que a obra esteja completa, ou seja, que Jesus se revele por inteiro.
Assim como aconteceu com Maria, o princípio é bem duro, passamos a nos sentir perseguidos, sentimos que precisamos “fugir”, e precisamos mesmo, fugir do mundo, para protegermos nosso “pequeno” Jesus, até que Ele se torne grande em nós.
Em cada um de nós, o Seu nascimento também ocorre em lugar afastado, em uma manjedoura, dentro de nossos corações, que até então só alimentava nosso instintos animais e que à partir da luz da nova estrela, se ilumina e revela nosso Senhor e Salvador.
Luz revelada, Salvador nascido em nós, passamos a entender como é simples entender que tão virginal quanto Maria, nenhum homem nos tocou, mas o que nasceu em nós foi Fruto do Espírito Santo de Deus.
Assim como Maria, cuidemos bem desta obra do Amor de Deus em nossas vidas, para que enquanto durar nossa estadia na terra, possamos sempre viver um FELIZ NATAL.