segunda-feira, 9 de agosto de 2010

ENTENDENDO TUDO ISSO:

A palavra BATISMO: O significado literal é iniciação, inauguração, o significado etimológico "imergir", "banhar", "lavar", "derramar", "cobrir" ou "tingir", e o significado figurado é renascido ou nascido de novo. Então; batizar significa iniciar ou trazer a um novo nascimento. Batizar, portanto, deve ser compreendido como sendo o ato de mergulhar um corpo dentro da água. Por extensão, a ação o efeito de sepultar um morto comporta também inteira e perfeitamente toda a palavra batismo. "O rito essencial consiste em imergir na água o indivíduo, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" . O Batismo significa imergir "na morte de Cristo e ressurgir com Ele como «nova criatura»" . O batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Confere também as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo. O batismo deve externar a aliança com Cristo, representando uma realidade interior (I Pedro 3:21). No caso de batismo de bebês, de nada adianta batizar se não houver ensino. Jesus ordenou que seus discípulos batizassem e ensinassem a guardar os seus mandamentos (Mateus 28:19-20). Batismo Cristão Adulto - Batismo de arrependimento e remissão de pecados, o qual deve ser ministrado naquele que reconheça a sua natureza pecaminosa, que busca depender de Deus e que reconheça o senhorio de Jesus Cristo sobre sua nova vida. Esta deve ser uma ação voluntária do pecador arrependido, o qual se dispõe a perder a sua vida e depender de Jesus. Nenhum valor tem o símbolo se isto não parte de um novo coração. Sua liberdade deve ser limitada pelo amor. A independência dá lugar à dependência. Existe um significado teológico que se projeta para além da sepultura (morte) e da imersão em água. Argumentam que a morte de Jesus pouco significa, se isoladamente considerada. Afinal, todos morrem e que mérito algum há nisso, conseqüentemente. O que faz a morte de Jesus ser tão gloriosamente diferente é a sua ressurreição, e é exatamente esta a ideia que alguns consideram claramente implícita no batismo (Colossenses 2:11-12). Insistem, além disso, que a ressurreição é o ponto basilar da fé cristã (I Coríntios 15:14) e que Cristo teria afirmado textualmente que ele mesmo era a ressurreição e a vida (João 19:25). Dai o necessário entendimento de que a submersão precisar ser completa, para que haja verdadeiro batismo, visto que o significado maior deste deve ser encontrado exatamente na retomada da vida após a morte com Jesus, representada pela emersão (Efésios 2:1; 2:5; e Colossenses 2:13). Assim como a ressurreição reverte a morte, pretendendo assim que a emersão revertendo a imersão identifica o converso, não somente com a morte, mas principalmente com ressurreição de Cristo (Romanos 6:3). Insistem, finalmente, que a segunda etapa (emersão/ressurreição) não tem como ocorrer, sem que antes a primeira tenha ocorrido (imersão/sepultamento). A imersão se encaixa no simbolismo de ser enterrado com Cristo (Romanos 6:1-4), (Cl 2:12) por causa da reflexão deste símbolo em (Cl 2:12), que diz que "tendo sido sepultados com ele no batismo, e levantou com ele através de sua fé no poder de Deus, que ressuscitou dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós possamos caminhar em novidade de vida ". Quando Jesus nos diz: “Batizando-os”; mais importante que levar alguém a buscar o batismo, é fazer com que levamos alguém a entender o batismo. Necessário se faz, que mostremos a alguém a importância de “matar” a vida mundana, a vida em que pensamos apenas em nossos sentimentos, prazeres e interesses, e nascer para a VIDA ESPIRITUAL E ETERNA, a VERDADEIRA vida, em que pensamos apenas em conhecer e fazer a vontade de Deus, andar sempre com Jesus e sentir a presença do Espírito Santo junto a nós. SERÁ QUE NÓS JÁ FOMOS BATIZADOS?

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