sábado, 12 de junho de 2010

ORANDO E ENTENDENDO:

PAI: Gerador, Criador, Provedor, Mantenedor, Cuidador, zelador; etc. NOSSO: De todos, sem exceção, sem separações, sem diferenças. QUE ESTÁS: Afirmação de estado único e definitivo. (Não foi, Não vai, não sairá). NOS:Indicativo de lugar, plural, nos lugares, mais de um, muitos. CÉUS: Acima do firmamento e de todas as esferas universais e em TODOS os Céus e camadas ao mesmo tempo. SANTIFICADO:Purificado, Separado. SEJA: Apontamento para um estado de colocação; sem a imposição contrária do “É”. Obs.: Exatamente aqui nesta parte do texto, aparece claramente uma colocação de Jesus, O Filho,direcionada a nós, pra que não só percebamos a diferença entre Ele O Filho, com Deus O Pai, como DEVE SER A NOSSO POSTURA PARA COM DEUS, NA CONDIÇÃO ÚNICA DE PAI. Jesus poderia ter dito: SANTO ( separado, puro, porque assim ELE É ), mas Ele se volta para nós, instruindo-nos a aprendermos a fazer nós mesmos essa diferença; é como se dissesse: SEPARAREM DEUS PAI DE TUDO. INCLUSIVE O SEU PAPEL DE PAI NA TRINDADE, ONDE CADA QUAL TEM SEU O PAPEL ESPECÍFICO. Jesus reforça essa ideia ao ensinar SEJA ao invés de É. Como se dissesse: que SEJA essa maneira que o ENTENDAM. O: Artigo definido singular. TEU: pronome pessoal singular. Obs:* Como foi dito; o texto foi retirado da Bíblia Católica, e na sua ÍNTEGRA, e neste ponto está apresentado exatamente da mesma forma que na Bíblia protestante ou evangélica, portanto apesar de a maioria das pessoas conhecerem e repetirem com: “VOSSO”, o que modificaria completamente o contexto, fazendo alusão à TRINDADE ou DEUS TRINO, a verdade é que se tem na íntegra uma separação da trindade neste momento, não está escrito “vosso”, mas “TEU”.Explicitando claramente a singularidade de POSIÇÃO NA TRINDADE: A POSIÇÃO DE PAI. Obs.: Vejamos que aqui Ele REFORÇA o que acabou de dizer em: SANTIFICADO SEJA. NOME: Por todas as Escrituras, TODOS OS NOMES ATRIBUÍDOS A DEUS, encontra-se a peculiaridade de ATRIBUIÇÕES DE PAI. YHWH – (יהוה) - Tetragrama; Um nome difícil, quase impronunciável, de Deus; sempre é traduzido por Senhor. YHWH (Ha'Shem) Eloheka - O Senhor teu Deus YHWH (Ha'Shem) Elohim – (יהוה אלהים) - Senhor (criador) de todas as coisas YHWH (Ha'Shem) Hosseu - O Senhor que nos criou YHWH (Ha'Shem) Jaser - O Senhor é Reto YHWH (Ha'Shem) Jireh – (יהוה ידח) - O Senhor proverá – Deus proveráل YHWH (Ha'Shem) Nissi – (יהוה נסי) - O Senhor é a Minha Bandeira (Como em nossos Brasões de faيmília) YHWH (Ha'Shem) Raah – (יהוה דעה) - O Senhor é o Meu Pastor YHWH (Ha'Shem) Rafa – (יהוה דפה) - O Senhor que te sara YHWH (Ha'Shem) Sabaoth – (Sebhمôh) – (יהוה צכאח) - Senhor dos Exércitos YHWH (Ha'Shem) Shalom – (יהוה שלום) - O Senhor é Paz YHWH (Ha'Shem) Shammah – (יהוה שמה) - O Senhor está presente; O Senhor estáل ali YHWH (Ha'Shem) Tsidikenu – (יהוה צדקנו) - Senhor Justiça nossa; O Senhor é a nossa Justiça VENHA: Duas coisas distintas observadas aqui:1ª Um pedido. Significado de submissão. 2ª Condição unilateral. Não existe a possibilidade de irmos a Ele. Obs.:Vejamos que quem ensina assim é Jesus; para que já aqui fique claro que mesmo depois que o VÉU se rasgou, ao homem é impossível IR a presença de Deus. Mais tarde Jesus vai ensinar que para irmos AO PAI, somente através Dele; Jesus. E é o próprio Jesus quem diz: NINGUÉM VEM AO PAI SE NÃO POR MIM. ATÉ HOJE SÓ JESUS VAI AO PAI, por isso em nossas orações, tudo pedimos EM NOME DE JESUS. POIS SE ASSIM NÃO FOR, NOSSAS ORAÇÕES NUNCA CHEGARÃO AO PAI. O TEU: Mais uma vez a confirmação de singularidade, com o artigo definido, singular, juntamente com o pronome também singular. Obs.:* aqui também, nas Bíblias já citadas, não se encontram o adendo “à nós”, tão conhecido de muitos. Assim como acontece com a palavra “VOSSO”; “Á NÓS”, também mudaria todo o contexto dando outra conotação a interpretação. Quem veio e vem PARA NÓS SERES HUMANOS É O FILHO, JESUS. Além de mais uma vez, haver no texto uma explicitação das distinções de papeis de PAI E FILHO, separando mais uma vez as atribuições de cada UM; Deus não é Deus Pai e Criador, apenas de NÓS SERES HUMANOS. Deus é Pai de Jesus, que apesar de ter-se feito Filho do homem, não foi gerado da maneira humana, Ele não teve um pai genitor humano. Também é Pai dos anjos. Existe nas escrituras passagens referentes aos anjos, onde são chamados de Filhos de Deus. REINO: Explicitação clara de Supremacia, Majestade, Glória Patriarcal. Onde Deus O Pai é Soberano e Detentor Do Poder sobre toda uma hierarquia de reinado. Inclusive na Trindade. O TEU REINO. SEJA: Aqui Jesus não usou a palavra É, por uma razão muito simples: “LIVRE HARBÍTRIO” , dado por Deus ao Homem. A palavra É, significaria aqui uma tirania vindo da parte de Deus. Porque em TODA A NATUREZA E UNIVERSO “É”; mas ao homem foi dado o direito de escolha, e com a consciencia de livre escolha, o homem ao se dirigir a Deus, coloca-se mais uma vez na condição de submissão e subserviencia, que vimos na palavra VENHA. TORNANDO-SE ASSIM UM PEDIDO DO HOMEM a Deus. FEITA: Aqui a conotação é futura, algo que ainda não está determinado. Contrário de feita, no sentido de já estar pronta. A: Mais uma vez o artigo determina singularidade, no sentido de haver apenas uma. TUA: A confirmação do pronome no singular, indicando separação de cada papel na Trindade. Obs.: Assim como: VOSSO e a nós, VOSSA, também não aparece nas Bíblias. Como já foi justificado; para não haver a alusão a Trindade em detrimento aos papeis de cada UM. VONTADE: Poder de decisão de querer, aceitar ou não. SEJA FEITA A TUA VONTADE: Coloca-se aqui, não só todo o poder de decisão Paterna de Deus, como explicita-se mais uma vez, a submissão no que se refere a DECISÃO DE DEUS NA ORAÇÃO. Não a nossa. Por isso também não poderia ser: “ venha à nós”, para que não seja colocada “ a nossa” vontade. ASSIM: Tal qual, do mesmo modo. NA: Indicativo de posição de lugar , no singular, indicando lugar específico. TERRA: Planeta onde habitamos, nós homens, seres humanos. COMO: No sentido de junção,também. NO: Mais uma vez indicativo de lugar, no singular, também indicando lugar específico. CÉU: Aqui como, firmamento, limite do Planeta Terra. Obs.: Em primeiro plano, temos: ESTÁS NOS CÉUS. E agora vemos: ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU. AQUI CHEGAMOS A EXPLICAÇÃO AO QUE JESUS ESTÁ ENSINANDO. Primeiro Ele ensina que Deus, ESTÁ FIRMADO, acima de todas as esferas do universo, nos Céus, em todos sem exceções . Mais a frente, Ele coloca um limite para o homem; Ele fala claramente em um céu no singular e não diz que Deus ESTÁ, dando clara alusão a morada dos homens, a terra; até o limite humano o céu. Primeiro Ele mostra a morada de Deus, acima de Tudo, depois Ele mostra nossa limitação e dependencia, nos mostrando nossa morada, separada da morada de Deus por um firmamento. Teto, lage, telhado. Algo que quem está embaixo, não tem como retirar e sair, mas quem está fora ao contrário, pode retirar, abrir, entrar ou fazer sair. Jesus, como filho, desceu DOS CÉUS e como Filho do homem ENTROU na Terra, e mais tarde vemos Ele, ressuscitado, passar pelo firmamento e subir AOS CÉUS. ASSIM NA TERRA COMO NO CÉU: Da mesma forma que aqui na terra possamos pedir, também o Seu Filho, único capaz de ultrapassar os limites humanos, aceite nossa oração, para que ela chegue ao Pai. Mais uma vez vemos que não podemos Ir a Deus, Ele Vem através do Filho, e não diretamente. Ficando mais uma vez, claro funções diferentes entre Pai e Filho. Também nos mostra O FILHO COMO “ÚNICO” SALVADOR. ( Aquele que vem de fora para “ abrir o telhado” e nos resgatar. VEJAMOS QUE AQUI COMEÇA A SE DISTINGUIR E FICAR CLARO AS ESPECIFICAÇÕES DE CADA UM EM SEPARADO. O PAPEL DO FILHO SE MOSTRA OBJETIVO, DIFERENTE DO PAI, MAS AO MESMO TEMPO EM CONCORDANCIA E COMPLEMENTO COM O DO PAI. O PÃO: Como alimento, como sustento. Lembrando que Deus é espírito; além Dele prover o alimento e sustento material, ao mesmo tempo, o alimento e sustento espiritual também é provido. O Pai mantém o sustento do homem e ao mesmo tempo O FILHO é a própria provisão espiritual, pois é o Filho, quem vem a Terra e, começa a sua missão fazendo discípulos, ou alunos, começa ensinando aos seus discípulos e as multidões, provendo alimento do conhecimento, assim alimentando o espírito. O conhecimento que ele fornece através de seus ensinamentos é o verdadeiro alimento espiritual. Por isso em outra ocasião Ele irá revelar: Eu Sou o Pão da Vida, ou O Pão que desceu do Céu. Deus como Pai é o Provedor. Ele proveu o próprio Filho. Jesus como Filho é o sustento espiritual. NOSSO: No sentido de preparado especificamente para nós. DE CADA DIA: Vejamos que aqui, Ele não fala: DE TODOS OS DIAS; um ensino CLARO de que a provisão é diária, passo a passo. EX: Se um pai de família, com apenas um filho, trouxer para casa de uma só vez 50 pães, 30 litros de leite, 40 quilos de legumes e frutas; estes alimentos com certeza irão perecer antes de serem todos comidos. A coerencia da medida certa é necessária para uma boa alimentação, sem desperdício algum. É exatamente assim que Jesus como O PÃO, nos alimenta. Com a medida exata do que precisamos. Além do mais, Ele nos ve a todos individualmente, portanto a nossa relação com Ele é única. Como se fossemos filhos únicos. DÁ-NOS OU,NOS DÁ: Referencia direta a gratuidade, a Graça. Não pagamos com obras e sacrifícios, nem de maneira alguma, como muitas vezes acreditamos, que ao agirmos dessa ou daquela maneira, teremos algo de Deus. Obs.: * TAMBÉM NÃO É: DAÍ. Pois colocaria a oração na situação de possibilidade de dar ou não. Um pedido futurístico de algo que ainda viria a acontecer. Mas Já foi dado, o Pão Jesus já está alimentando. HOJE: Além da reafirmação da colocação anterior: DE CADA DIA, temos também aqui o sentido de AGORA , NO PRESENTE. A CADA ORAÇÃO UMA BUSCA E UMA ALIMENTAÇÃO. E: Também... Não só nos alimente mais também... PERDOA-NOS: ESTA COM CERTEZA É A palavra “CHAVE” DA ORAÇÃO. POIS APENAS AQUI, vemos CLARAMENTE uma ÚNICA CONDIÇÃO para recebermos A GRAÇA DO PERDÃO. A PALAVRA PERDÃO: AQUI, deve ser entendida assim: PERDA GRANDE, ACEITAR PREJUÍZO SEM COBRANÇA. Pois é EXATAMENTE ISSO QUE ESPERAMOS DE DEUS COMO PAI. Quando pensamos em receber um perdão paterno, esperamos que nosso pai, esqueça o que fizemos e não nos cobre mais por isso. Obs.: * TAMBÉM NÃO É “PERDOAÍ”, pelo mesmo PROPÓSITO que a palavra:DAÍ. E POR ESTAR DIRETAMENTE CONDICIONADA COM A NOSSA “PRÓPRIA” DECISÃO. AS NOSSAS: Condição UNILATERAL. Muitos por aí, acreditam que podem COBRAR DE DEUS, ou “PERDAR” DEUS. NÃO É ASSIM. Deus é PERFEITO; sem erro algum. São APENAS NOSSAS as transgressões, falhas ou ignorancias. DÍVIDAS: É EXATAMENTE ESSA A PALAVRA “DÍVIDAS”: Afirmação que estamos ENDIVIDADOS, NÃO TEMOS COMO PAGAR. Vejamos que a palavra nos foi dito NO PLURAL, afirmação claríssima de que SÃO MUITAS. “NÓS CAUSAMOS UM GRANDE PREJUÍZO” por isso PRECISAMOS DE PERDÃO. Obs.: * Por isso, as palavras NÃO SÃO: OFENÇAS, FALTAS, TRANSGRESSÕES...Pois sendo qualquer uma dessas palavras, podemos CONCERTAR, mas “DÍVIDAS”, nos coloca na NOSSA VERDAREIRA condição de quem CAUSOU UM GRANDE PREJUÍZO E NÃO TEM COMO PAGAR. COMO: Quer dizer: DA MESMA FORMA, DO MESMO MODO. TAMBÉM: Vejamos que a palavra: TAMBÉM; está colocada de maneira IMPOSITIVA dentro do contexto. A imposição de TEMOS QUE. É como se Jesus nos alertasse a prestarmos atenção para a nossa oração: “Da mesma forma TEMOS QUE”, CONCORDAR. NÓS: Todos sem exceções a regra. PERDOAMOS: ACEITAMOS UMA GRANDE PERDA. FICAMOS COM UM GRANDE PREJUÍZO, SEM NENHUMA ESPÉCIE DE COBRANÇA. AOS NOSSOS: Reconhecimento e aceitação de que são muitos e que são particularmente ligados a nós ( nosso ). Obs.: * “A quem”, como muitas vezes falamos, não pode ser de forma nenhuma a maneira correta, pois daria uma conotação extremamente diferente do objetivo. A conotação poderia ser por ex: “ alguém esporadicamente” ou, “ um ou outro, não necessariamente ligado diretamente a mim”. DEVEDORES: Exatamente como NÓS, que necessitamos do perdão de Deus. Devedores são aqueles que possuem uma dívida conosco, ou como já podemos entender: “Aqueles que nos causam GRANDE PERDA OU PREJUÍZO”. Da mesma forma que esperamos que Deus nos perdoe, ou não nos cobre nossa dívida, antes aceite ficar com o dano sem cobranças; assim devemos aceitar sem nenhuma espécie de cobranças o dano que nos é causado, não apenas por alguns, mas por TODOS os nosso devedores. OBS:* Por isso, não cabe: “ a quem nos tem OFENDIDO”, ou outra colocação. E: Aqui uma ratificação clara do que se acabou de ser ensinado por Jesus; é como se Ele dissesse: “ DITO ISTO” ou, “ FICANDO ISSO CLARO”...Passaremos para a apresentação da próxima etapa... NÃO NOS: Aqui com a conotação de : NUNCA NOS..., conotação diária e eterna. EXPONHA: Na Bíblia evangélica a palavra é INDUZA, o que está Harmonicamente em concordancia com EXPONHA. A objetividade da palavra aqui é tremenda; Jesus está deixando CLARO, que É OPÇÃO DE DEUS PARA A SUA OBSERVAÇÃO A NOSSO RESPEITO. Obs.: * “ DEIXE CAIR”; não é mesmo a colocação certa, pois faria alusão de “FOI ELE QUEM DEIXOU CAIR”, abrindo precedente para COLOCARMOS A CULPA NELE. UM PAI VERDADEIRO “NUNCA” “DEIXA” um filho “CAIR”. Um pai EXPÕE, ou INDUZ o filho a caminhada e O OBSERVA. O CAIR, durante a caminhada, VEM DO FILHO e do seu equilíbrio, e o pai OBSERVA O SEU DESEMPENHO COM A QUEDA. À: Para, em direção. TENTAÇÃO: Atração. A exposição do que os olhos, sentidos ou emoções podem atrair. NÃO NOS EXPONHA A TENTAÇÃO: Um precedente na oração. A exposição do homem diante de seu íntimo temor, além do SEU RECONHECIMENTO DE DEPENDENCIA INFINITA DE CUIDADO E SOCORRO. Até aqui, já vimos o Pai em sua posição, O Filho em sua missão, agora vemos NÓS HOMENS EM NOSSA CONDIÇÃO. E É AQUI, ONDE RECONHECEMOS NOSSA CONDIÇÃO, que Jesus começa a nos mostrar o desfecho da TRINDADE. Ao reconhecermos O Pai como Soberano, O Filho como Salvador e o homem como dependente, exatamente NESTA ORDEM; Jesus nos REVELA o Espírito Santo. MAS: Contudo, Todavia... “ Se vier a acontecer”... LIVRA-NOS: Nos de livramento, socorra-nos. MAS LIVRA-NOS: O contexto deve ser entendido : Contudo, mesmo com o nosso medo de que o Senhor como Pai, nos induza na caminhada e nós venhamos a ser atraídos a errar por nós mesmos...nos socorra. Vejamos; o que está sendo dito (por nós), “NÃO NOS EXPONHA A TENTAÇÃO MAS LIVRA-NOS”... e, se já entendemos até aqui que é o nosso reconhecimento de fracos diante de nosso próprios medos mais íntimos, que estamos pedindo socorro; como a essa altura de entendimento, poderíamos esperar que o Pai descesse do Seu Reino, ou que o Filho, que já nos alimentou com o ensino e já nos resgatou, abrindo e mostrando o caminho e que já subiu ao céu, adiante de nós, ou na nossa frente; pudesse nos socorrer? Portanto já fica claro que o socorro ao que clamamos não virá do Pai ou Filho, mas de um terceiro lugar na Trindade, visto: O ESPÍRITO SANTO. Jesus antes de subir aos Céus, deixou claro de que Ele iria, mas que não nos deixaria sós, ao subir Ele enviaria um consolador, aquele que nos consolaria e nos alertaria diante da eminente queda. E é este Espírito que estaria conosco até a sua volta, Jesus também irá chamá-lo de Espírito AJUDADOR (dos homens). Este É O ESPÍRITO SANTO. PORTANTO É O ESPÍRITO SANTO QUEM VEM AO NOSSO SOCORRO E “LIVRA-NOS”. Obs.: * Também não poderia sob a ótica deste contexto, ser: LIVRAÍ-NOS, pois a conotação já entendemos ser opcional ou futurísticas, ou GUARDA-NOS, PROTEJE-NOS; pois ser guardado ou protegido, nos leva a conotação de ESCONDIDOS, o que realmente não faria sentido; sermos “escondidos de nossas próprias atrações”. DO: Indicativo direto, definido e singular. Portanto invariável. MALÍGNO: Raiz de todos os males, detentor de todas as “células” maléficas. DO MALÍGNO: Especificamente do Pai e detentor de todos os males. Obs.: * Portanto, claro está que não poderia ser “ do mal” ou, “ de todo o mal”, pois seriam conotações inespecíficas, diminuindo MUITÍSSIMO, a compreensão EXATA do “que” devemos SER LIVRES. OU DE QUEM!

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