terça-feira, 4 de janeiro de 2011

HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO INCENSO !

Segunda oferta: Incenso

"Prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro, incenso..."

A palavra hebraica para incenso é derivada das palavras "branco, brilhante". O incenso tem um alto teor de óleos voláteis e propaga um aroma agradável que fica impregnado nas vestes como perfume.

No tabernáculo e mais tarde no templo, o incenso foi usado como aroma agradável diante de Deus e fazia parte da oferta de manjares (Lv 2.1-16), mas no sacrifício pelos pecados era expressamente proibido (Lv 5.11).

O incenso representa espiritualmente o aroma da vida de Cristo. Ele agradou a Deus, pois procurava fazer a vontade de Seu Pai: "...contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua" (Lc 22.42). Por isso Ele foi "...obediente até à morte e morte de cruz" (Fp 2.8). O incenso simboliza a perfeição da vida de Jesus, totalmente sem pecado. Ele, o Filho de Deus, foi o "Cordeiro sem defeito e sem mácula", branco e brilhante, puro e perfeito (comp. 1 Pe 1.19). Em tudo o que Jesus fez e disse, em todos os Seus passos e obras, Ele foi um aroma agradável diante de Seu Pai.

Como cristãos somos chamados a nos tornar semelhantes ao Senhor em obediência e fidelidade, para sermos um "aroma suave de Cristo". Por isso precisamos escutar muito bem o que Ele nos diz em Sua Palavra, para o que somos exortados em Mateus 17.5: "Falava ele ainda, quando uma nuvem luminosa os envolveu; e eis, vindo da nuvem, uma voz que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo; a ele ouvi". Por exemplo, podemos proporcionar alegria a Deus:

– exercendo misericórdia: "Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos" (Mt 9.13a).

– vivendo separados do pecado para que não se diga de nós o que foi escrito outrora sobre os israelitas: "Entretanto, Deus não se agradou da maioria deles, razão por que ficaram prostrados no deserto" (1 Co 10.5).


E na Bíblia, o incenso foi usado no tabernáculo (e mais tarde no templo), como aroma agradável diante de Deus.

Portanto, o incenso representa espiritualmente o aroma da vida de Jesus.

Jesus agradou a Deus, procurou fazer a vontade de Seu Pai, foi "...obediente até à morte e morte de cruz" (Fp 2.8). Em outras palavras: a vida de Jesus cheirava bem!

Então, o incenso simboliza esta perfeição da vida de Jesus – Ele viveu uma vida totalmente sem pecado, uma vida totalmente agradável a Deus. Sim, a vida de Jesus, literalmente, cheirava bem diante de Deus.

Jesus foi, como diz a Bíblia em 1Pe 1.19: "O Cordeiro de Deus sem pecado e sem mancha", branco e brilhante, puro e perfeito.

Tudo o que Jesus fez na vida e tudo que disse, em todos os aspectos e em todos os seus passos e obras, a vida de Jesus foi como um perfume, um aroma agradável diante de Deus.

Quando os magos trouxeram ao menino Jesus aquele incenso, eles estavam anunciando o tipo de vida que Ele haveria de levar diante de Deus.

E nós somos chamados a nos tornar semelhantes a Jesus nessa obediência e fidelidade também!

Deus quer que a nossa vida fique impregnada pela vida de Jesus e que espalhemos a vida de Jesus como um perfume suave.

Em 2Co 2.15 há um texto muito lindo, que diz assim: “...há um cheiro refrescante de Deus em nossas vidas. É o perfume de Cristo dentro de nós, um aroma tanto para os salvos como para os não-salvos ao nosso redor”.


É justamente isto que Deus quer que sejamos o "aroma suave de Cristo".

E para isso, precisamos escutar muito bem o que Deus nos diz em Sua Palavra. Nos Evangelhos é comum lermos algo assim, Deus dizendo de Seu Filho, Jesus: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo ".

Deus dizia: “Este é o meu Filho amado, em quem tenho muito alegria”.

Nós devemos proporcionar alegria para Deus; devemos provocar sorrisos em Deus; devemos alegrar o coração de Deus!

Como? ...exercendo misericórdia, vivendo separados do pecado, fazendo o que é reto, falando só a verdade...

Dizem que Gandhi, o pacifista indiano, sendo evangelizado por um cristão, disse assim: “No vosso Cristo eu creio, eu não creio é no vosso cristianismo”. É que Gandhi estava horrorizado pela maneira como alguns cristãos viviam... E eu fico imaginando a tristeza de Deus, quando olha dos céus e vê seus filhos na terra, vivendo vidas tortas, vidas erradas, vidas que cheiram à pecado ao invés de exalar o agradável perfume de Cristo.

Dê de presente para Jesus um novo incenso, o perfume de Cristo vivendo dentro de você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário