terça-feira, 4 de janeiro de 2011

HOJE DEVEMOS DAR DE PRESENTE PARA JESUS, O NOSSO OURO !

Os magos "abriram seus presentes e Lhe deram ouro...". 

Primeira oferta: Ouro

"Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe as suas ofertas: ouro..." O ouro caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei. Além disso o ouro representa a Sua divindade, Sua perfeição e Sua absoluta pureza. Mas o ouro também nos mostra a finalidade de Sua vinda, isto é, estabelecer o Seu reino divino sobre esta terra. O ouro é mencionado em primeiro lugar porque este é o alvo perfeito e original de Deus.

Nos tempos antigos foi usado muito ouro para o tabernáculo e seus utensílios (comp. Êx 25). Também o traje do sumo sacerdote consistia em grande parte de ouro (comp. Êx 28). Tudo isto aponta para Jesus. Mais tarde foi também usado muito ouro no templo salomônico (1 Cr 22.14). Do mesmo modo, o governo de Salomão é um exemplo do vindouro governo de Jesus Cristo no Milênio. Entre outras coisas, o ouro também caracteriza os bens espirituais que um dia resistirão à prova de fogo diante do tribunal de Cristo (comp. 1 Co 3.11ss).

É um desejo do Senhor que nos tornemos semelhantes a Ele nesta maneira pura e "áurea". Pois um dia reinaremos com Ele como reis e sacerdotes (Ap 1.5-6; 20.6). Por isso o Senhor também se apresenta como um ourives que quer derreter e purificar o ouro (Ml 3.2-3). Os magos lhe renderam homenagem com ouro (Mt 2.2 e 11) porque sabiam quem Ele era. Será que nós também temos tido essa mesma consciência?

Ouro é símbolo de realeza, é coisa de reis. Você vê qualquer filme ou gravura de rei e lá está: coroa de ouro, manto bordado com fios de ouro, trono incrustado de ouro, cetro de ouro...

O primeiro presente dado a Jesus foi ouro, porque caracteriza aquilo que Jesus é desde a eternidade: o Rei. Amém? ...Jesus é o Rei da glória! Aleluia!

O ouro é mencionado em primeiro lugar porque este é o alvo perfeito e original de Deus: o Seu Filho é o Rei, que vai estabelecer o reino dos céus sobre a terra.

Mas além disso, o ouro representa a absoluta pureza existente em Jesus. Dos metais, o ouro é o mais nobre e quanto mais purificado o ouro, mais valor possui!

Esse foi o primeiro presente dado pelos magos a Jesus, porque todos eles reconheceram a majestade e a pureza de Jesus.

Hoje, à exemplo dos magos no passado, nós devemos tornar a dar de presente para Jesus, o nosso ouro.

O quê? ...a minha pulseirinha de ouro? ...o meu relógio de ouro, o meu colar, o meu brinco de ouro? ...

Não! Não se preocupe com essas coisas... elas te custaram caro, mas “são tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam”.


O ouro a ser dado a Jesus hoje é mais precioso que esse do seu colar ou do seu brinco, ou da sua pulseira...

A Bíblia diz que nesta vida aqui, nós estamos como que construindo nosso caráter. E está escrito, em 1Co 3.12, que “existem vários tipos de materiais que podem ser usados para construir... alguns usam ouro, prata e pedras preciosas; e outros constroem com paus, com feno e até mesmo com palha!”

E está escrito ainda assim: “Está prestes a chegar um tempo de prova, no Dia do Julgamento por Cristo para verificar-se que tipo de material cada construtor usou. O trabalho de cada um será passado através do fogo, para que todos possam ver se ele conserva seu valou ou não, e o que é que verdadeiramente foi realizado”. E diz mais: “Então, todo construtor que edificou sobre o alicerce com materiais certos, cujo trabalho ainda permanecer, esse receberá a sua recompensa. Entretanto, se a casa que ele edificou queimar-se, ele terá um grande prejuízo... Vocês compreendem que todos juntos são a casa de Deus, e que o Espírito de Deus vive entre vocês, em sua casa? Se alguém desonrar e estragar a casa de Deus, Deus o destruirá. Porque a casa de Deus é santa e limpa, e vocês são essa casa”.

Isto quer dizer que ao passamos pela vida, estamos construindo, estamos edificando o nosso caráter, mas que chegará um dia, em que vamos ser colocados à prova de fogo diante do tribunal de Cristo, e será verificado se o nosso caráter vai resistir ou vai ser derretido.

É um desejo de Deus que nós nos tornemos semelhantes a Jesus, com um caráter puro e polido! Pois um dia reinaremos com Ele como reis e sacerdotes (Ap1.5-6; 20.6).

Então, essa questão de caráter é muito séria. Mais séria que assunto de dinheiro e de saúde. Quem perde dinheiro, não perde nada; quem perde a saúde, perde muita coisa; mas quem perde o caráter, perde tudo!

Os magos presentearam a Jesus com ouro, porque sabiam quem Ele era.

Será que nós também temos tido essa mesma consciência e desejamos nos apresentar à Jesus com um caráter polido, refinado?

Oh! Que a tenhamos um encontro com Deus e que tudo que for errado no nosso caráter, seja endireitado, para que possamos homenagear a Jesus, apresentando-Lhe nosso caráter puro como ouro, refinado e santificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário