segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SAL DA TERRA!


Sal da terra, luz do mundo

Jesus, através das metáforas de Sal e de Luz, revela a enorme força do testemunho e a importante função dos discípulos, especialmente de nós, que é sobretudo preservar e proteger a humanidade contra as influências malignas da corrupção e da maldade (a função do Sal) e ajudar a humanidade a conhecer, através de nossa fé e nossos bons exemplos iluminadores, o caminho da salvação (a função da Luz).
Podemos dizer, também, que o sal da terra deverá destacar a vida espiritual do homem. Não somos a matéria que compõem o nosso corpo. Usamos a matéria, mas não somos matéria. Dar ao homem a oportunidade de descobrir a sua espiritualidade, a sua única chance de redenção, salvação e consequentemente a vida eterna é condimentar a vida, dando-lhe sabor.

Não é difícil compreender esta primeira imagem usada por Jesus:  o sal. É uma imagem muito significativa. Quando não existiam meios para garantir uma conservação prolongada dos alimentos, o sal não tinha só a função de dar sabor, mas era com frequencia indispensável para garantir a própria possibilidade de acesso aos alimentos. Ao dizer "vós sois o sal da terra", Jesus confiava aos discípulos uma dupla missão:  dar sabor à vida, mostrando o seu sentido revelado n'Ele, e permitir que todos tivessem acesso ao alimento que vem do Alto.
Seja o sal da terra, que dá sabor e beleza à vida. Mostre com gestos concretos e com a convicção das palavras que vale a pena viver, e viver juntos, o amor que Jesus veio revelar e doar . Não foi o amor de Cristo, que venceu o mal e a morte, que nos transformou?  Faça com que o maior número de pessoas tenham também esta mesma experiência.
Seja o sal que faz com que o alimento  do  Céu  seja  distribuído  a  todos, de  forma  que  até  os  mais  distraídos e  afastados,  graças  ao  seu  entusiasmo, à sua paixão, ao seu empenho humilde e perseverante, se sintam chamados a crer em Deus e a amá-lo no próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário