segunda-feira, 7 de novembro de 2011

"VÓS SOIS A LUZ DO MUNDO" (Mt 5, 14).


 Eis a outra mensagem de Jesus aos seus discípulos. A luz tem a característica de dissipar as trevas, de aquecer tudo o que alcança, de exaltar as suas formas. Faz tudo isto com uma velocidade altíssima. Então ser luz do mundo, para os cristãos, significa difundir em toda a parte a luz que vem do Alto. Significa combater a obscuridade, tanto a que é devida à resistência do mal e do pecado, como a que é provocada pela ignorância e pelos preconceitos.
A luz ilumina o ambiente. A luz referida por Jesus deve  iluminar nossa consciência e a consciência do mundo. Mas, para iluminar o exterior precisamos antes nos iluminar interiormente. Ainda há muita escuridão em nosso mundo interior. Quando o nosso olho é mal, vê maldade em tudo, até onde ela não existe.
Só o conhecimento da verdade de Jesus pode iluminar o nosso interior.
Seja raios da luz de Cristo. É Ele a "luz do mundo" ! Difundir esta luz em todos os ambientes, sobretudo naqueles onde Jesus ainda não é conhecido e amado ou até é rejeitado. Faça compreender, com a sua vida, que a luz que provém do Alto não destrói o humano; ao contrário, exalta-o, como o sol, que com o seu brilho põe em relevo as formas e as cores. Deus não é um concorrente do homem, mas o amigo verdadeiro, o seu aliado mais fiel.
Esta  mensagem  deve  ser  transmitida com a velocidade da luz! Não perca tempo:  A sua vida é muito preciosa para ser desperdiçada, mesmo que seja só uma pequena parte. Deus chama cada um pelo nome. Que nenhuma perturbação, receio ou pecado vos separem do amor de Deus. Jesus é a luz que vence as trevas; o sal que dá sabor aos nossos anos verdes e a toda a nossa existência. É Ele quem nos conserva a beleza e a fidelidade a Deus, nosso Pai. Então, ânimo! Coragem e esperança! Louvado seja Jesus Cristo!

Nós devemos ser sal, dentro da sociedade. Devemos fazer, com que nossa presença e nossas atividades tenham o efeito que o sal tem para a comida, ou seja, como ele preserva o sabor do alimento, devemos, com nossas atitudes, preservar os valores. Devemos ser luz para iluminar o ambiente para que possamos nos encontrar e também impedir que alguém tropece.
Enfim, essa palavra de Jesus, deve ter aplicação na nossa vida prática, que a nossa presença não passe despercebida na nossa caminhada no mundo, mas contribua com sua força. Assim como o sal preserva a vida dos alimentos devemos preservar a vida no mundo. Sal da Terra e luz do Mundo “pretenda iluminar o caminho de muitos, e como o sal, preservar os bons costumes e valores nos quais acreditamos”.
Pois é exatamente o objetivo, iluminar o caminho das pessoas, preservar valores de humanidade, de cultura, de amor, de fraternidade, de harmonia, de paz, de alegria neste mundo tão precisado deles. Lembrar às pessoas que existem outras possibilidades de vida além dessa rotina que se podem ver nos jornais, revistas e programas de tv: não só de escândalos vive a sociedade, mas de beleza, de felicidade, de solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário