quinta-feira, 21 de julho de 2011

ANALISANDO O TEXTO:


Vejamos então o que diz o próprio Jesus:

- 16 "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".

Como pode Deus enviar seu próprio Filho, Cristo, para morrer por nós, e como Jesus concordou em fazer tal coisa? "E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai". (João 1:14). Eu já me fiz essa pergunta muitas vezes, e você? Não há como interrogarmos a Deus e nem devemos proceder assim, mas conseguimos encontrar resposta para todas as nossas indagações, até mesmo para esta pergunta. E onde podemos buscar pelas respostas? Basta ouvir no versículo 16 - "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito". As palavras de Jesus aqui, não só responde parte da nossa pergunta, mas também nos dá margem para analisarmos mais a fundo os sentimentos de Deus, não completamente, pois jamais conseguiremos tal feito, mas, pelo menos, o que Deus nos deixou aparente. E quanto ao restante da nossa questão: Por que Jesus concordou com Deus? Esta resposta é simples e vamos esclarecê-la também através de Jesus , que disse: "Eu e o Pai somos um". (João 10:30).
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus". (João 1:1). "O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam, a respeito do Verbo da vida". (I João 1:1). E mais uma prova de que Jesus é Deus. "E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...". (Gênesis 1:26). Com quem Deus estaria usando a palavra "façamos o homem" no plural, senão com Cristo? Mesmo com estas explicações, necessário é que se faça ainda uma outra colocação: Mesmo sendo Jesus o Deus verdadeiro, e tendo tomado a forma de homem e vindo ao mundo através de Maria, em carne e ossos como nos conhecemos, Jesus se manteve em amor e justiça e em tudo obedeceu ao Pai, até a chega de Sua morte na terra.

Vamos analisar agora o significado: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito...". Primeiro precisamos entender que jamais fizemos qualquer coisa para merecer o amor de Deus.
O Senhor, certamente é tão Grandioso e Sublime que nos amou primeiro, mesmo sendo nós ainda pecadores e sequer merecermos o seu amor. "Nós amamos, porque ele nos amou primeiro". (I João 4:19). As palavras de João aqui são para aqueles já convertidos ao Senhor Jesus, aqueles que já O aprenderam amar. Por que isso? Ora, porque todos nós, pecadores como somos, convertidos ou não, já temos dentro de nós um prazer imenso pelo pecado, e, só com o Espírito Santo de Deus é que conseguimos resisti-los e abandoná-los.

Nesse versículo em particular é que conseguimos enxergar o verdadeiro amor de Deus. Por que? Justamente pelo sublime ato de dar Seu Único Filho para morrer por nós na cruz. Você, daria um filho seu, ainda que não fosse o único para morrer por um inimigo seu? Vou melhorar a pergunta: Você daria um filho seu para morrer pelo seu melhor amigo? Certamente que nem você nem eu temos um amor desses para demonstrar por quem quer que seja e menos ainda por um inimigo como éramos de Deus. Nós não conseguimos tal
capacidade de amar. O amor de Deus foi: "... de tal maneira...", ou seja, o amor demonstrado por Deus por nós foi um amor sem medidas, um amor grandioso, um amor incomensurável. Deus nos amor um com amor tão grande que não temos capacidade de compreender.

E quem foi que Deus amou "... de tal maneira..."? Esta é uma das grandes confusões que fazem com a Palavra de Deus, onde os mais simples e retos de coração conseguem facilmente entender. "Deus amou o mundo...".
Esta é a resposta, mas ainda surge uma pergunta: Quem é o "... mundo..."? Ora, o mundo, não é essa imensa "bola" que vemos através dos grandes telescópios dos cientistas, ou o globo terrestre que vemos nos livros, "... o mundo..." é você, sou eu, seu filho (a), Pedro, João, a Roberta, o da Silva, o Fernando, a Rute, o Raimundo, a Maria mãe de Jesus. O mundo somos nós seres humanos pecadores. Deus nos amou a cada um em particular. Sei que não devemos acrescentar nem tirar nada da Palavra de Deus, mas como ilustração vamos fazer uma substituição como um sinônimo apenas: "Deus amou o (Daniel, Você, Ester, Maria, José, Eu a Priscila, a todos) de tal maneira...". Consegue compreender?

Nenhum comentário:

Postar um comentário