quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

AO NOS PERGUNTAR: QUAL A ESSÊNCIA DO CRISTIANISMO?

 Quase que unanimemente, todos responderão que é a ressurreição de Jesus. De fato, em termos de fé cristã e projeções ao infinito, sem dúvidas, a ressurreição é um evento de extrema importância. Mas não é o fato que impulsiona concretamente nossa fé e atitude cristã. Confirma, mas não é o que dá o primeiro impulso. A ressurreição é efeito. Qual é a causa? A causa, o fundamento de nosso cristianismo, é a misericórdia de Deus; é seu amor pelo filho, pelo mundo e por nós. Ele amou o mundo que, deu seu filho, para que quem nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna ( Jo 3, 16). Misericórdia, encarnação, cruz, ressurreição. Este é o itinerário da nossa fé e da nossa redenção.


A escatologia (paixão-morte-ressurreição) de Jesus é a revelação da misericórdia de Deus levada às últimas conseqüências. O maior obstáculo à misericórdia divina é o endurecimento do coração do pecador . Como, bem sabemos, o coração é uma casa que só pode ser aberta pelo dono, pelo lado de dentro, Deus bate e espera a resposta do homem .
 

Deus não se deixa vencer em misericórdia. Nós sabemos disto. Ele tira o povo das garras dos “faraós” opressores e o conduz pelo deserto (consciência do pecado, provação, expiação) à terra prometida (o arrependimento e a graça), a fim de desposá-lo para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário