quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A HISTÓRIA DA SALVAÇÃO É RICA EM FIDELIDADE E MISERICÓRDIA:

Em função disto, ela vai desembocar em Jesus, que vem manifestar o amor do Pai, para transformar os homens, curando-os de seus desvios e enfermidades da alma. Para esse resgate, só um amor muito grande, o amor daquele que “está aí conosco” seria capaz de elaborar um projeto tão cuidadoso e perfeito. Nunca é demais repetir o texto-chave da misericórdia de Deus: “Deus de tal modo amou o mundo, que deu seu filho único, para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3, 16).

A carência dos excluídos move a compaixão de Deus, indo desembocar no mistério da caridade que Jesus vem agregar às práxis daqueles que querem entrar no seu Reino. O núcleo, a fonte dos Evangelhos trata da misericórdia de Deus que, para refazer a humanidade destroçada pelo pecado e pelo egoísmo iníquo, e não mais só os judeus, dá-lhe seu Filho Jesus, um Messias pobre para os pobres.

 Os fariseus,  ficaram indignados e, sem coragem de questionar diretamente a Jesus, perguntam aos discípulos: “Por que o mestre de vocês come com os pecadores?”. Jesus é que lhes responde: “Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes”. E conclui: “Aprendam, pois, o que significa: ‘Eu quero a misericórdia e não o sacrifício’”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário