quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A GRANDE NOVIDADE DO CRISTIANISMO:

A grande novidade do cristianismo – e por isto ele se baseia numa boa notícia – foi ter instaurado um modo de ser, pensar e agir, enfim, um novo estilo de vida, a partir da compreensão e vivência da misericórdia divina. A boa notícia trazida por Jesus é aquela do amor e do perdão aos inimigos, conforme o Pai – rico em misericórdia – ensinou à humanidade, desde o princípio. Levando esse espírito de generosidade e misericórdia, Jesus levou o amor às últimas conseqüências, e não fez outra coisa que falar em perdão, ensinar a perdoar e também perdoar aos que pecaram e aos que o ofenderam. Este é um caminho muito difícil, antigo e sempre repleto de novidades. Deus, ao encarnar-se através de Jesus, pelo poder do Espírito Santo, dá uma lição:

Deus de tal forma amou o mundo, que deu seu Filho Único, para que todo o que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna (Jo 3, 16).

Há um pergunta crucial, capaz de iluminar toda a nossa reflexão: você daria a vida de um filho seu, ou de um irmão, marido ou esposa em favor de outras pessoas? A maioria vai dizer que não, certamente. Pois Deus, um Pai rico em misericórdia deu... E deu por nós, que o negamos, que o traímos, que o crucificamos e muitas vezes o rejeitamos, trocando-o por ídolos mudos e vazios. Para ser integralmente feliz e inserido no mistério da revelação divina, o ser humano precisa fazer a experiência da misericórdia de Deus em sua vida. Quem experimenta a generosidade de Deus é o primeiro a ser beneficiado por essa graça.

“As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos; porque
suas misericórdias não têm fim. Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.”
( Lm 3:22,23)

Um comentário:

  1. Para mim foi muito útil.Estou fazendo o curso de Mater Ecclesiae ,na Paróquia de Santa Terezinha.

    ResponderExcluir