quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A PALAVRA MISERICÓRDIA, ÉLEOS, NO GREGO, E HESED, NO HEBRAICO:

É completada com o verbete rahămim (sentir, como uma mãe, com as entranhas). A hesed personifica boas relações entre pessoas, querer bem, fazer o bem, ter afeto, desenvolver fidelidade, exercer solidariedade. Nessa relação, surgem outros vocábulos correlatos, como ‘emmet (verdade, fidelidade), sedaká (justiça) e mišpāt (direito). Como curiosidade, vale relatar que o verbete misericórdia aparece cerca de 102 vezes nas Sagradas Escrituras, conforme atestam as “chaves bíblicas” existentes no mercado.

Há uma ênfase especial que pervade a Bíblia, no que se refere à misericórdia. O termo hebraico hesêd, designa todos os laços que ligam os membros de uma comunidade: favor, benevolência, afeto, bondade (Gn 20,13; 47,29; 1Sm 20,8-15; Sl 36,6-11). Desde o começo da aliança fala-se exclusivamente da misericórdia de Deus, no sentido de amor gratuito.

4 comentários:

  1. E nosso pai celestial ensina (misericordia quero e não sacrifício; eo conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos).oseias6.6 o importante de tudo é obedecermos a sua palavra, bjsss e parabéns pelo seu texto!

    ResponderExcluir
  2. Mensagem maravilhosa, que Deus abençoe grandemente a sua vida!!!

    ResponderExcluir
  3. tenho meu próprio site e gostaria de escrever minhas mensagens cristãs: www.namiradomiro.com.br

    ResponderExcluir
  4. a miradomiro tem como objetivo principal o meu próximo

    ResponderExcluir