terça-feira, 10 de maio de 2011

DE QUE ESPÍRITO SOIS?


Os samaritanos não recebem Jesus . Lc 9,51-56
51-E aconteceu que, completando-se os dias para a sua assunção, manifestou o firme propósito de ir a Jerusalém.
52-E mandou mensageiros adiante de si; e, indo eles, entraram numa aldeia de samaritanos, para lhe prepararem pousada,
53-Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém.
54-E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?
55-Voltando-se, porém, repreendeu-os, e disse: Vós não sabeis de que espírito sois.
56-Porque o Filho do homem não veio para destruir as almas dos homens, mas para salvá-las. E foram para outra aldeia.
Alguns fundamentalistas continuam insistindo que a desgraça pelo mundo é a conseqüência da justiça de Deus diante do pecado. Eu tenho pavor desse deus que possui o imaginário fundamentalista. Eu tenho pavor de qualquer deus que mata e destrói para punir a fragilidade humana. Mas não é de se admirar como os ultra-conservadores acreditam na justiça divina. Suas crenças elaboram muito bem o deus a quem serve, todavia, anulam completamente o Deus do Evangelho.

O deus que mata centenas de vida não pode ser o mesmo que enxuga as lágrimas da prostituta e desenha na areia diante da lei. O Deus do Evangelho não se revela tão intransigente como o deus regido pelas sentenças fundamentalistas.

Será que não é necessário repensar as nossas crenças? Não seria necessário reformular o que o tradicionalismo clerical tem feito a gente acreditar? Renovar a mente é um dos predicados chaves da vida cristã. Jesus colocou em dúvida os dogmas dos fariseus. As crenças inamovíveis foram abaladas. Jesus questionava em favor da vida. É preciso questionar não com o intuito de apenas polemizar, mas com a finalidade de gerar vida.
DE QUE ESPÍRITO SOIS?

Nenhum comentário:

Postar um comentário