terça-feira, 10 de maio de 2011

IDENTIFICANDO ERROS!


Uma forma de identificarmos os erros principalmente eclesiásticos é lendo as cartas às 7 igrejas que encontramos em Apocalipse. Com exceção de Esmirna e Filadélfia, todas a outras são denunciadas como tendo erros. Quando olhamos os erros delas podemos identificar o que são erros eclesiásticos:

1. ÉFESO mergulhou em um estado de apatia por ter deixado seu primeiro amor (Jesus).

2. ESMIRNA não recebeu reprovação, mas consolo por ser perseguida pelo que era.

3. PÉRGAMO fez uma aliança com o mundo e suas instituições, colocando-se à sombra do poder secular. Passou a habitar no mundo, onde está o trono de seu príncipe, Satanás. Também tem no seu meio pessoas com o espírito de Balaão, que visava lucrar com as coisas de Deus fazendo tropeçar o povo de Deus. Também tem um embrião de clericalismo (doutrina dos nicolaítas).

4. TIATIRA tem muito amor, serviço, fé, paciência e muitas obras, porém permite o ensino errado (uma mulher ensinando), além de estimular a idolatria. Também se prostitui, ou seja, se corrompe e contamina em troca de favores.

5. SARDES tem nome de que vive, mas está morta. Parece ter feito coisas boas, mas também se deteriorou por ter se afastado do que tinha recebido e ouvido. Não anseia pela volta do Senhor, tanto é que será surpreendida por Ele como se fosse um ladrão inesperado.

6. FILADÉLFIA também não recebe reprovação, mas consolo e a certeza de que tem diante de si uma porta aberta, apesar da pouca força, do apego à Palavra e ao nome de Jesus (o inverso dessas três características - muita força e sem compromisso com a Palavra e com o nome de Jesus - pode denotar também erro eclesiástico).

LAODICEIA é tudo de ruim: mornidão, justiça própria, interesse em lucro, contaminação (por isso é exortada a comprar vestes brancas). O Senhor está do lado de fora buscando a comunhão individual, já que coletivamente Laodiceia é um desastre.
"Aqui estão a razão bíblica e a garantia bíblica para abandonarmos os sistemas religiosos criados pelos homens. Fazemos assim, não simplesmente por existir uma grande parcela de mal nesses sistemas, mar porque Cristo está fora desses sistemas, e desejamos ir a Ele e dar a Ele o Seu lugar de direito. Nós saímos "...a ele".

Heb 13:13  Saiamos pois a ele fora do arraial, levando o seu opróbrio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário